27 de janeiro: Dia em Memória das Vítimas do Holocausto
Hoje o assunto é muito sério. Evoca-se hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Também Portugal se associou a esta comemoração através da Resolução n.º 10 de 2010, da Assembleia da República, que estabelece no seu ponto 3, um dos objetivos: "Reafirmar a aspiração comum da humanidade a uma justiça e compreensão mútua de forma a evitar futuros actos de genocídio."
Quando hoje assistimos a loucos eleitos pelo povo a ocuparem lugares de governação, verdadeiros donos do mundo, com discursos racistas e xenófobos, é preocupante. É muito angustiante a possibilidade emergente de que a História se repita. Devemos, pois, promover esta consciência muito especialmente junto das novas gerações. Os crimes contra a humanidade não podem ser escamoteados, sob pena de se repetirem. A História, incluíndo aquela de que nos devemos envergonhar deve, sim, ser evocada.
Recordo e homenageio hoje Marc Bloch, que defendia que a incompreensão do presente nasce da ignorância do passado e que aquele que ignora o seu passado está condenado a revivê-lo.